Comidas tipicas de Bonito MS: Sopa Paraguaia, Chipa e mais
- Bonito Travel

- 10 de jun.
- 5 min de leitura
Atualizado: 29 de set.
Quem vem para Bonito MS vai, claro, vem em busca das paisagens espetaculares, rios cristalinos e aventuras incríveis. Mas poucos sabem que a gastronomia de Bonito é uma das mais autênticas do Brasil! Isso porque o município está enraizado numa cultura rica, que mistura tradições indígenas, pantaneiras e paraguaias.
Neste Blog, vamos apresentar as 10 comidas tipicas de Bonito e do Mato Grosso do Sul, além de contar curiosidades, indicar onde provar e transformar sua viagem numa experiência completa, que envolve paladar, cultura e muita história!

Comidas Tipicas: Pacu na Brasa. O peixe mais famoso da culinária de Bonito
Se você perguntar para qualquer guia ou morador de Bonito MS qual é uma da comida típica mais tradicional da região, a resposta será unânime, Pacu na Brasa!
Esse peixe, que habita as águas dos rios e lagoas de Bonito e do Pantanal, é servido em diversos restaurantes, sempre acompanhado de arroz, pirão, salada e farofa. A carne do pacu é macia, sem espinhas e muito saborosa, perfeita para quem quer experimentar a culinária regional de Bonito.
Aliás! Se quiser conhecer os melhores passeios em Bonito, veja: O que fazer em Bonito, Mato Grosso do Sul?
Onde comer?
Juanita Restaurante – considerado por muitos o melhor Pacu na Brasa da cidade.
Dica: harmonize com uma cerveja artesanal bonitense!
Piraputanga Assada ou Frita — Delícia pantaneira em Bonito
Outro peixe tradicional da gastronomia pantaneira que você encontra facilmente em Bonito é a Piraputanga. Assim como o pacu e o pintado, ela é encontrada nos rios da região, especialmente no Rio Formoso.
(Nenhum peixe servido nos restaurantes em Bonito são pescados nos rios da cidade).
A Piraputanga é conhecida pela carne macia, de sabor suave, e pelo preparo especial: muitas vezes servida frita, assada na brasa ou grelhada, sempre acompanhada de farofa, arroz e salada. Em algumas receitas típicas, também pode ser recheada com farofa de banana da terra, elevando ainda mais a experiência gastronômica.
Além de deliciosa, a piraputanga é um dos peixes mais emblemáticos do Mato Grosso do Sul, facilmente reconhecida pela sua coloração vibrante, com escamas prateadas e nadadeiras alaranjadas. Uma iguaria que traduz a alma do Pantanal e de Bonito!
Onde comer?
Restaurante Varandas – Localizado no centro de Bonito, o Varandas é conhecido por sua especialidade em pratos à base de peixes regionais. Um dos destaques é a famosa "Piraputanga Safadinha", servida como aperitivo ou prato principal, preparada com temperos especiais que realçam o sabor do peixe.
Arroz Carreteiro — Tradição dos tropeiros no coração do MS
O Arroz Carreteiro é uma verdadeira herança histórica da cultura do Mato Grosso do Sul. Surgiu com os tropeiros que cruzavam longas distâncias e precisavam de refeições práticas e nutritivas.
Feito com arroz, carne de sol, sal e alho, esse prato é servido tanto no dia a dia quanto em festas tradicionais. Em Bonito, você encontra o arroz carreteiro em versões mais rústicas e também mais sofisticadas.
Se você quer conhecer mais sobre essa cultura pantaneira e explorar a natureza exuberante da região, veja também: O Pantanal Sul
Onde comer?
Casa do João
Bacuri Cozinha Regional
Chipa — O lanche típico que é paixão nacional no MS
Não tem como falar em comida típica do Mato Grosso do Sul sem citar a Chipa. Apesar de ser uma herança paraguaia, ela ganhou o coração dos sul-mato-grossenses e faz parte da rotina local.
Feita de polvilho, queijo e ovos, lembra muito o pão de queijo mineiro, mas com textura mais firme e sabor ainda mais marcante. Em Bonito, é fácil encontrar a chipa em padarias, feiras e mercados.
Onde comer?
Padaria Casa Pão (Stanley) – chipa fresquinha todas as manhãs.
Sabores da Chipa – ótimo lugar para experimentar a versão artesanal e outras versões.
Dica: Prove com café essas maravilhas deliciosas!
5. Sopa Paraguaia — O bolo salgado que confunde os visitantes
Apesar do nome, a Sopa Paraguaia não é líquida, nem servida quente! Trata-se de um bolo salgado feito com fubá, ovos, queijo e cebola, que pode incluir também carne ou legumes.
Esse prato, muito presente na mesa dos sul-mato-grossenses, carrega a forte influência da culinária paraguaia na região de Bonito MS, já que a cidade está próxima à fronteira.
Onde comer?
Padaria Casa Pão (Stanley)
Super Mercado Santos
Sobá de Campo Grande — A fusão perfeita da cultura japonesa com o MS
O Sobá é um prato originário da colônia japonesa de Campo Grande, mas que ganhou o estado e é muito apreciado também em Bonito. É composto por uma massa artesanal, carne de porco, ovos e cebolinha, tudo num caldo quente e saboroso.
Perfeito para quem quer conhecer o lado multicultural da gastronomia de Mato Grosso do Sul.
Onde comer?
Alguns restaurantes de Bonito, servem versões do sobá.
Na capital, Campo Grande, o sobá é mais tradicional, mas vale a menção!
Caldo de Piranha — A tradição pantaneira em forma de caldo
Quem viaja para Bonito em busca de aventuras também deve experimentar o Caldo de Piranha, considerado um prato afrodisíaco e cheio de tradição.
Feito com a carne da piranha, um peixe abundante nos rios do Pantanal, o caldo é servido como entrada ou petisco, perfeito para aquecer o corpo em dias frios no inverno.
Onde comer?
Restaurante Pantanal Grill
Casa do João
Juanita Restaurante
Bacuri Cozinha Regional
Carne de Jacaré — A experiência exótica da culinária de Bonito MS
A carne de jacaré é um dos pratos mais exóticos que você pode experimentar em Bonito. Mas fique tranquilo: a carne é proveniente de criadouros legalizados, garantindo sustentabilidade e segurança alimentar.
Servida em forma de espetinho, isca ou grelhada, a carne de jacaré é macia, de sabor suave e rica em proteínas. É uma experiência única para quem quer sair do comum e se conectar ainda mais com a cultura regional de Bonito e sul matogrossense.
Onde comer?
Casa do João
Juanita Restaurante
Restaurante Pantanal Grill
Doce de Jaracatiá — A sobremesa típica e exótica de Bonito
Depois de tantas experiências salgadas, nada melhor que uma sobremesa típica: o Doce de Jaracatiá.
Feito a partir do tronco do jaracatiá, uma planta nativa da região, esse doce artesanal tem textura fibrosa e sabor marcante. É uma das iguarias mais tradicionais e exclusivas de Bonito MS.
Onde comprar?
Feirinha de Artesanato de Bonito
Lojas de produtos típicos no Centro
Tereré — O ritual gelado que é a cara do Mato Grosso do Sul
Não é comida, mas é impossível falar da cultura alimentar de Bonito MS sem citar o Tereré: a infusão fria de erva-mate típica do Centro-Oeste e das regiões fronteiriças com Paraguai e Argentina.
Em Bonito, é comum ver moradores e turistas compartilhando o tereré após os passeios, especialmente para se refrescar do calor típico do estado.
Vale lembrar também que encontramos uma versão de sorvete de Tereré.
Onde comprar?
Sorveterias no centro da cidade.
Dica:
Compre um kit de guampa e bomba nas lojas de artesanato e aprecie a cultura local!
A Gastronomia de Bonito MS É Uma viagem para o paladar de que visita!
Visitar Bonito é muito mais do que nadar em rios transparentes ou explorar grutas milenares. É também mergulhar na cultura gastronômica do Mato Grosso do Sul, um verdadeiro caldeirão de tradições indígenas, pantaneiras e paraguaias.
Cada prato típico de Bonito MS conta uma história, revela um pouco da alma local e amplia sua experiência como turista. Por isso, quando estiver planejando o que fazer em Bonito, não deixe de incluir também o que comer!
E aí, já sabe qual dessas comidas típicas de Bonito você quer provar primeiro?
Conta pra gente nos comentários e compartilhe este guia com quem vai viajar com você!




Comentários